Um pouco mais de 100km separavam dos cidadãos de Colinas, que ainda precisavam pagar uma quantia alta para chegarem ao seu destino, em Presidente Dutra, do desejo de acesso a direitos básicos. Agora, a realidade melhorou, com a inauguração da nova unidade do VIVA/PROCON na cidade.
Os colinenses já contam com os serviços da cidadania desde o mês de janeiro, com a realização de 1.874 atendimentos aos cidadãos da Região do Leste Maranhense. Com os serviços de emissão de RG 1ª e 2ª via, atestado de Antecedentes Criminais; Serviços disponibilizados pela Internet (BALCÃO); Inscrição de Cadastro de Pessoa Física – CPF; Junta Comercial do Maranhão – JUCEMA, PROCON e Cartório de Protestos.
Para o presidente do PROCON/MA e do VIVA, Duarte Júnior, a expansão dos serviços da cidadania garantem o acesso maior a direitos básicos. “Antes, eram 5, em menos de 3 anos, conseguimos multiplicar por 10 e hoje contamos com 50 unidades. Temos avançado e alcançado diversos pontos do Maranhão. E fazemos isso da melhor forma possível, assegurando serviços com qualidade, conforto, segurança e acessibilidade, de forma a garantir direitos para todos os cidadãos do Estado”, explicou.
O vice-governador do Maranhão, Carlo Brandão, reforçou a importância do acesso maior do cidadão a direitos básicos. “Serviços da cidadania, que antes as pessoas precisavam se deslocar a outros municípios, como Presidente Dutra, para ter acesso à documentação básica, estamos fazendo em todo o Estado, hoje, contamos com 50 unidades e com isso, quem ganha é a população”, disse.
De acordo secretário de Estado da Comunicação e Articulação Política, Márcio Jerry, essas ações refletem a atuação do governo do Estado em prol do desenvolvimento do Maranhão. “Colinas tem uma presença muito forte e o governo tem conseguido trazer ações importantes, como a inauguração da unidade do VIVA/PROCON em Colinas, reforçou.
A prefeita de Colinas, Valmira Miranda, agradeceu a entrega da nova unidade. “Colinas só agradece ao governo e toda a equipe do PROCON/MA. O Maranhão tem crescido e se desenvolvido. Os maranhenses estão sendo bem cuidados,” disse.
O Morador de Centrão, no povoado Jatobá, que fica cerca de 30 minutos da unidade do VIVA/PROCON em Colinas, Cleuguinaldo Cruz, de 38 anos, emitiu seu RG e ficou satisfeito. “Agora está mais perto de casa, não é preciso pagar passagem pra viajar e tirar documentação, muito bom,” comemorou.
Commentaires