top of page

Comunique Blog


O Centro Cultural Vale Maranhão exibirá virtualmente, a partir desta sexta, 17, às 16h, a Mostra Dança Aqui, com as 7 videodanças aprovadas no edital homônimo lançado no ano passado. As produções permeiam variados estilos de dança - contemporâneo, danças afro e danças urbanas -, trazendo temas da atualidade, como diversidade religiosa, ancestralidade, arte queer, entre outros.


Para abrir a mostra, a escolhida foi a videodança ES-CADA, do bailarino e coreógrafo maranhense Kleverson Froz, que já integrou a companhia do Ballet da Cidade de Niterói (RJ). Na videodança, Kleverson explora a paisagem arquitetônica de São Luís, tendo como cenário uma das escadarias mais conhecidas da cidade, a da Capela de São Pedro, palco da tradicional caminhada dos grupos de Bumba Meu Boi no dia 29 de junho, onde brincantes pagam promessas ao santo. O bailarino reflete sobre o enquadramento de corpos e indivíduos em padrões sociais, fazendo uma metáfora com a geometria das escadas e criando autonomia sobre as formas impostas. A cada sexta-feira um novo vídeo estreará no canal da instituição no Youtube (youtube.com/centroculturalvalemaranhao) e no Instagram (@centroculturalvalemaranhao). Confira a programação: 17 de março - ES-CADA, de Kleverson Froz 24 de março - Mosaico, de Caio Silva 31 de março - Amoment, de Gabriel Martins 7 de abril - Omnira Ilé, do Coletivo Reverbere 14 de abril - Processo de Cura, de Erivelto Viana 21 de abril - Afro Flash, de Joseph Osei 28 de abril - Tukun, de Yuri Azevedo Sobre o Dança Aqui Lançado em 2019, o Dança Aqui foi criado para receber, nos espaços do CCVM, grupos de dança de rua de São Luís que não possuíam local próprio de ensaio. Durante quatro meses, os grupos realizaram as atividades nas salas da instituição, além de participarem de oficinas e workshops com artistas de dança reconhecidos nacionalmente. Ao fim do período de residência artística, os bailarinos apresentaram o resultado das criações na Mostra Dança Aqui, dentro do Festival Kebrada. Em 2020, por conta da pandemia de COVID-19, o programa se adaptou à nova realidade de distanciamento e atividades virtuais, com a proposta de criação de vídeos sobre as histórias e as danças dos grupos, fortalecendo a conexão entre as linguagens dança e audiovisual. As peças fílmicas foram exibidas no canal do CCVM no Youtube e nas redes sociais da instituição no começo do ano.

1 visualização

Chamada pública selecionará projetos para compor a programação do CCVM de junho a dezembro


O Centro Cultural Vale Maranhão lançou nesta quarta-feira, 15, o edital Pátio Aberto 2023. A chamada tem como objetivo proporcionar cada vez mais oportunidades para que artistas do Maranhão apresentem seus trabalhos, recebendo propostas de apresentações de grupos de cultura popular, shows de artistas solo e bandas, espetáculos de artes cênicas e dança e mostras audiovisuais.


Desde sua criação em 2017, o Pátio Aberto já contemplou 263 projetos vindos de 39 municípios maranhenses. Entre os aprovados, grupos de diversas manifestações populares de todo o Estado, algumas pouco conhecidas, como o Reisado de Caxias, a Dança do Tamassaê, o Coco Manhoso do Quilombo Careminha, a Dança da Mangaba, entre outros.


Os selecionados vão compor a programação do CCVM de junho a dezembro. “A cada ano alcançamos mais artistas com o Pátio Aberto. Ele é a nossa principal ferramenta para mapearmos o que é produzido no Maranhão em termos de tradições populares, de música, de cinema, teatro etc. Neste ano, continuamos com a oferta de mais oportunidades para que a diversidade da cultura seja contemplada, contribuindo cada vez mais com a produção artística do estado”, afirma Gabriel Gutierrez, diretor do Centro Cultural Vale Maranhão.


São aceitas inscrições feitas pelo site, por whatsapp, enviadas por correios ou entregues na recepção do CCVM. Podem se inscrever artistas maranhenses ou residentes no estado há mais de dois anos. O edital completo com todas as informações e a ficha de inscrição estão disponíveis no endereço www.ccv-ma.org.br/editais. Os projetos podem ser enviados até o dia 15 de abril de 2023.


Sobre o CCVM

O Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) é um espaço cultural mantido pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o objetivo de contribuir com a democratização do acesso à cultura e valorização das mais diversas manifestações e expressões artísticas da região. Acesse http://institutoculturalvale.org/ para mais informações sobre a atuação do ICV.

2 visualizações

Local trabalha com terapias em grupo e atendimentos individuais


Conheça uma oportunidade gratuita para cultivar os cuidados com a sua saúde mental: estão abertas as inscrições, ao público em geral, para atendimento e acompanhamento na Clínica Escola do curso de Psicologia do Centro Universitário Estácio São Luís. Para se inscrever, basta comparecer presencialmente na recepção da clínica pela manhã, localizada no primeiro piso do bloco A, das 8h00 às 12h00, ou pela tarde, das 14h00 às 18h00, levando documento de identidade com foto.


De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia, Carmem Campos, essa é uma iniciativa que busca atender não somente a comunidade interna da instituição, como alunos e funcionários, mas também toda a comunidade externa que precise do serviço de acompanhamento psicológico, de forma gratuita e disponível em algumas modalidades. “Temos atendimento psicoterápico individual e grupos, além de realizarmos avaliação psicológica através de testes e orientações vocacionais”, explica.


Além disso, a coordenadora destaca que os serviços disponíveis na Clínica Escola beneficiam tanto os estudantes quanto a população. “Os alunos de Psicologia estão colocando em prática os anos de estudo na área, aplicando as teorias para observar o funcionamento da realidade. E, acima de tudo, oferecer esse serviço de forma gratuita é um retorno ético que pode ajudar muitas pessoas. Queremos cuidar da saúde mental e bem estar dos indivíduos, porque quem se cuida tem mais disposição e força para passar por situações desafiadoras da vida”, finaliza.


A Clínica Escola de Psicologia da Estácio também disponibiliza o seguinte contato telefônico: (98) 3214-6406.

3 visualizações
Destaque
Recentes
Tags
bottom of page