A série integra o projeto Coreografias Maranhenses, criada com o objetivo de documentar e divulgar a dança presente na cultura popular do Maranhão, ressaltando sua força e diversidade. Os vídeo dão continuidade ao trabalho iniciado com o documentário Caboclo de Pena (2019), que reuniu 29 caboclos e caboclas atuantes em diversos batalhões da Ilha de São Luís e de Icatu, no Maranhão.
Todas as sextas e domingos, às 20h, novos vídeos são lançados e podem ser vistos no canal do CCVM no YouTube, uma contribuição para que essa arte possa ser conhecida além-Maranhão e também venha a criar oportunidades. Muitos caboclos também se dedicam a ensinar seu bailado ou a confeccionar a luxuosa indumentária de penas de ema. Com duração de 5 a 10 minutos, aprofundam o registro da dança desse personagem marcante do Bumba Boi de sotaque de matraca ou da Ilha. Neles os protagonistas falam de sua trajetória e de sua visão sobre a dança. Solos incríveis completam o registro e mostram as variações criadas por cada um.
Anexas fotos dos protagonistas Paulinho e Januário.
Segue a programação desta semana.
CCVM DIGITAL 21 de agosto - sexta 20h Caboclo de Pena: Os Protagonistas Paulinho Romilson Furtado de Sousa (Paulinho) é caboclo de pena há 28 anos. Começou ainda criança, levado pelo avô. Passou pelo Boi da Boa Viagem (Antero), pelo Boi Sítio do Apicum e pelo Boi do Mar, até se estabelecer no batalhão do Tremor da Campina, em São José de Ribamar.
23 de agosto - domingo 20h Caboclo de Pena: Os Protagonistas Januário Januário de Matos é caboclo de pena há 5 anos e começou olhando outros caboclos. Faz parte do Boi de Santa Maria (Brilho de Guaxenduba), em Icatu.
Comments