top of page

LAÇOS DE FAMÍLIA: REFLEXÕES PARA PAIS MAIS AMIGOS E ACOLHEDORES

Renomada Psicóloga do canal “Conversa de Criança” palestra para pais de alunos do Dom Bosco


Em tempos modernos de violências generalizadas, solidão coletiva e relações cada vez mais líquidas e voláteis, é extremamente importante enxergar novos horizontes e modelos alternativos de relações humanas, em especial onde deve ser a base de tudo, a família.


O Colégio Dom Bosco acertou em cheio ao criar o projeto “Laços de Família”, que visa fortalecer os vínculos familiares através de eventos e reflexões de especialistas de diversas áreas, envolvendo pais de alunos e escola.


O lançamento do projeto aconteceu no Hotel Blue Tree e contou com a presença da psicóloga radicada nos Estados Unidos, Daniela Freixo de Faria, que tem como objeto de estudo em sua tese de mestrado em andamento o poder transformador e o valor do perdão nas relações familiares. Estrela da web com o canal que comanda no YouTube “Conversa de Criança”, Daniela encantou a todos os pais de alunos do Dom Bosco com a palestra “Desafios e Oportunidades no Relacionamento entre Pais e Filhos”.


Entre os muitos insights e dicas, ela recomenda que os pais passem a valorizar mais os diferentes pontos de vistas de todos na família, ao invés de tentar impor seus próprios valores e opiniões sempre. Ela alerta que “assim como a vida segue um movimento constante, as relações familiares também devem ser dinâmicas e evolutivas, e não estanques”. E mais, que a família seja para os filhos um ambiente de acolhimento, entendimento e perdão. Que desde pequena a criança entenda que acertar e errar faz parte do processo de evolução, e que na família existe sempre espaço para entendimento e compartilhamento, e perdão quando necessário. Assim, as relações entre pais e filhos serão baseadas em mais confiança e diálogos mais amplo, com menos expectativas e exigências, e maior aceitação coletiva. O fruto desse exercício segundo a psicóloga são relações humanas mais honestas e com vínculos mais sólidos.


FOTOS – DANILLE VIEIRA:

Comments


bottom of page