top of page

EDUCAÇÃO GLOBAL DA TAMK / FINLÂNIDA COMO MODELO PARA O MUNDO

Em São Luís o Colégio Dom Bosco e a UNDB Centro Universitária já adotam esse modelo finlandês de educação voltada para soluções de problemas e extensão comunitária


As instituições de ensino superior da Finlândia estão entre os melhores modelos acadêmicos do mundo; não apenas pelo excelente desempenho de seus alunos em aprovações e exames, mas acima de tudo, pelas soluções efetivas que geram para a sociedade na qual estão inseridos, seja através de projetos de extensão relevantes, seja através de parcerias público-privadas e na formação de profissionais competentes para mudar, inovar e melhorar o mundo ao seu redor.


Em São Luís, o Colégio Dom Bosco e a UNDB Centro Universitário mantém uma próxima relação com diversas instituições finlandesas, com envio de docentes e diretores aquele país para pesquisas, imersões e troca de experiências que resultaram nas modernas metodologias ativas que as duas instituições maranhenses adotam com sucesso, assim como práticas inovadoras de empreendedorismo e gestão.


Entre essas instituições parceiras do Grupo Dom Bosco está a Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere, a TAMK, que é reconhecida internacionalmente por seus diversos cursos em mais de 50 áreas e projetos globais; a exemplo do programa La Passion (Latin America Practices and Soft Skills for na Innovation Oriented Network) que envolve ciência, tecnologia, inovação, desenvolvimento socioeconômico, articulação social e internacionalização em países como Brasil, Chile e Uruguai. Em recente visita a São Luís acompanhando um grupo de alunos finlandeses em intercâmbio local com o IFMA, esteve a responsável pela área de tecnologia educacional e inovação da TAMK, Tina Koskiranta, expert em educação empreendedora.


Quando soube da parceria entre a TAMK e o Grupo Dom Bosco e UNDB, a finlandesa Tina Koskiranta fez questão de visitar essa instituição que tem replicado com maestria as metodologias educacionais de seu país e universidade. E ficou muito bem impressionada com o que viu e ouviu das diretoras e professores do grupo maranhense.

FOTO – DIVULGAÇÃO: O Coord. de Adm. da UNDB Prof. Fábio Carvalho; a diretora Isabella Rodrigues Caracas, a Reitora da UNDB Profa. Dra. Ceres Murad, a finlandesa Tiina Koskiranta (Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere /TAMK) com a diretora do Conselho do Grupo Dom Bosco Elizabeth Rodrigues e a Dir. Acadêmica da UNDB Graciana Cordeiro.

Comments


bottom of page