O período chuvoso somado com as variações de temperaturas, pode trazer consequências bem desagradáveis para a saúde, aumentando a incidência das doenças respiratórias. Entre as doenças mais comuns deste período, estão as alérgicas como rinossinusite que, em geral, apresentam sintomas de tosse seca, espirros, coriza, conjuntivite alérgica, cefaleias frontais, prurido nasal e em alguns casos como a asma a dificuldade respiratória.
Diante de um cenário como o de pandemia, onde os sintomas de gripes e resfriados são semelhantes aos da COVID-19, a recomendação da clínica geral do Hapvida Saúde, Aparecida Quintanilha é que nos casos leves de resfriado e gripes, a orientação é: repouso, boa alimentação, medicamentos sintomáticos e no caso de infecção bacteriana associada, o uso de antibióticos adequados, com receita médica.
Sintomas gripais
Os resfriados costumam ocorrer no inverno e em tempos de chuva e os sintomas mais comuns são espirros, coriza ou nariz entupido, dor de garganta, dores no corpo e mal estar. Já a gripe, ocorre com maior frequência em períodos de frio e transição de temperaturas. Entre os sintomas mais comuns estão febre, tosse (geralmente seca), cansaço, dor de cabeça, dores no corpo e mal estar. E costuma durar entre 3 e 5 dias.
Comments