top of page

Cúrcuma ou açafrão?

Com nomes diferentes, especiaria se destaca por oferecer inúmeros benefícios à saúde


Chás de ervas são utilizados como remédio há milênios e, hoje, não faltam estudos comprovando os efeitos benéficos em diferentes contextos, graças aos compostos protetores. Importante ressaltar que, embora não tenha o poder para curar doenças como a Covid-19, a especiaria pode ajudar na defesa do organismo e atenuar sintomas comuns a gripes e resfriados. Assim, a cúrcuma, que é o mesmo açafrão, ganha destaque por oferecer inúmeros benefícios à saúde, especialmente devido à presença da curcumina, um flavonoide (anti-inflamatório natural), que é seu principal componente.


“O açafrão é uma planta medicinal que tem como princípio ativo a curcumina que é a substância que fortalece o sistema imunológico, estabiliza a microbiota do intestino, além de muitas outras propriedades já bem sabidas”, explica a médica Sílvia Gomes, cardiologista e nutróloga do Hapvida Saúde.


A microbiota intestinal é considerado na atualidade como “ nosso segundo cérebro “ e tem papel fundamental para fortalecimento da nossa resposta imune. O açafrão tem também ação na resposta ao estresse, aumentando nossa imunidade. Quanto maior o estresse, mais frágil é a imunidade”, explica a nutróloga.


A especialista destaca outras propriedades benéficas do açafrão: “A curcumina é responsável pela ação anti-inflamatória, antioxidante, antidiabética, antitumoral, antiviral, antibacteriana e antifúngica”. A nutróloga acrescenta “um organismo, quanto mais inflamado, maior a tendência de ter baixa imunidade”.


Um mix de saúde

Uma boa receita para fortalecer as defesas do organismo é feita com água morna, limão, açafrão e uma pitada de pimenta do reino. Pela manhã, o composto pode ser preparado com 50 ml de água morna e limão, uma colher de chá de açafrão e mais uma pitada de pimenta do reino, que vai ajudar na absorção dos componentes do açafrão. A mistura deve ser tomada em jejum. Vale à pena também não descuidar de alimentos que desempenham ação antiviral natural. "O alho ajuda a fortalecer o sistema imunológico, assim como o gengibre, que pode ser usado em caldos, sucos, ou polvilhado nos alimentos", diz Monique Carvalho, coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio São Luís.


Produzido pelas abelhas

Alimentos produzidos pelas abelhas, como o própolis e a geleia real, são também aliados quando a intenção é fortalecer o organismo. Os shots, as fórmulas que concentram diferentes ingredientes e que são tomadas em um único gole, são a grande sensação para a imunidade, mas é importante que eles sejam adotados regularmente na rotina. Só assim, eles poderão dar o reforço necessário que o nosso corpo precisa, e quando houver um surto, epidemia ou até mesmo uma pandemia de algum vírus, pode ser possível enfrentar a doença de maneira mais resistente.


Juntamos alguns ingredientes e separamos uma dose de saúde para você. Veja!

INGREDIENTES

100 ml de água

Suco de 1 limão

15 gotas de própolis

1 colher de chá de gengibre ralado

1 colher rasa de café de cúrcuma em pó

Agora é só misturar tudo e beber todos os dias, em jejum. Boa saúde!

Comments


bottom of page