top of page

Documentário sobre o negro nas novelas é destaque da segunda sessão da "Eu não ando só - Mostra Joel


O Centro Cultural Vale Maranhão exibe, nesta sexta-feira, 12, às 19h, a segunda sessão da Eu não ando só - Mostra Joel Zito Araújo e Convidados. A mostra faz parte do evento "Diálogos sobre educação, arte e cultura", pensado pelos núcleos educativos dos quatro espaços mantidos pelo Instituto Cultural Vale no Brasil.


Na programação, os filmes "Nada", de Gabriel Martins (2017), que conta os dilemas de uma jovem pressionada pelos pais a decidir seu futuro através do curso do Enem, e o documentário "A Negação do Brasil", de Joel Zito Araújo (2000), que traz à tona as lutas dos atores negros pelo reconhecimento de sua importância na história da teledramaturgia brasileira. Nomes como Milton Gonçalves, Ruth de Souza, Léa Garcia e Zezé Motta contam suas experiências e discutem o preconceito contra artistas negros. O diretor Joel Zito Araújo, baseado em suas memórias e em uma minuciosa investigação, analisa as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros.


A exibição única dos filmes acontecerá presencialmente no CCVM - seguindo os protocolos de segurança sanitária - e virtualmente pelo canal da instituição no Youtube (www.youtube.com/centroculturalvalemaranhao).


Comments


bottom of page