top of page

Detran-MA realiza ação educativa durante o Bloco do Miguelito em São Luís.


Na tarde deste domingo (4), o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou uma ação educativa durante o Bloco do Miguelito, concentrado na Loja Maçonaria do bairro do Bequimão, em São Luís. A equipe de Educação para o Trânsito distribuiu materiais da campanha educativa “Vem brincar e volte com segurança”, e conversou com os foliões sobre os perigos da mistura de álcool com direção.


O Bloco do Miguelito existe há 6 anos, e ocorre sempre no domingo magro de Carnaval. O evento também tem o seu aspecto social, pois para ter acesso à festa, o folião precisa apresentar um comprovante de doação de sangue ou doar uma quantidade de leite em pó. Neste ano, todo o leite arrecadado será destinado para a Fundação Antônio Bruno.


A Blitz educativa realizada no Bloco do Miguelito faz parte de um conjunto de ações promovidas pelo Detran-MA para promover o trânsito seguro e alertar sobre comportamentos de risco. O objetivo é diminuir o número de acidentes no período festivo.


Na ocasião, a equipe de educadores do Detran-MA convidou as pessoas para fazer o teste do etilômetro, aparelho usado durante as blitzen da Lei Seca que demonstra a quantidade de álcool consumida pelo condutor. Além disso, os educadores também conversaram com os participantes sobre o uso correto de itens obrigatórios de segurança, como o capacete e o cinto de segurança.


A jornalista, Jaci Martins, alertou para a importância desse tipo de ação do Detran para a segurança de todos. “Muito importante a realização de ações assim em locais de consumo de bebida alcoólica. Hoje eu deixei o carro em casa e vim de carona. Vou poder me divertir sem colocar a minha vida, e a de outras pessoas em risco”, destacou a jornalista.


A autônoma, Ingrid Mendonça, não bebeu por que decidiu ser o anjo da família. “Todos estão bebendo. Hoje decidi não beber para dirigir para eles. O carnaval é alegria, não podemos acabar com isso por conta de uma atitude irresponsável. Se todos pensassem assim, muitos acidentes seriam evitados”, explicou Ingrid.


O idealizador do Miguelito, o jornalista Miguel Pinheiro, disse que o Detran-MA tem realizado um grande trabalho de prevenção, e que a população só tem a ganhar com isso. “As ações do Detran levam mais segurança à população de forma leve, educada e eficaz. É muito bom saber que o folião veio para se divertir, que bebeu, mas vai ter todo o cuidado ao se deslocar para casa. Isso reforça o meu objetivo com a realização da festa, que é juntar a diversão com a segurança”, ressaltou Miguel Pinheiro.


A coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rosetânia de Farias, disse que a presença de educadores do Órgão em eventos onde há o consumo de bebida alcoólica, é estratégico no combate aos acidentes de trânsito. “Estamos num período delicado, onde as pessoas procuram por diversão, mas muitos se esquecem de manter atitudes corretas e responsáveis. Orientamos os foliões para que tenham consciência e não misturem bebida alcoólica e direção, pois a vida vale muito mais”, afirmou a coordenadora.

Comments


bottom of page