Afasia é um distúrbio que afeta a linguagem e ocorre após um dano cerebral. Não se trata de uma doença propriamente dita, e sim de uma manifestação de outro problema, como um AVC, por exemplo. Esse distúrbio pode ocorrer em indivíduos de todas as idades, porém, é mais frequente em pessoas idosas. Dificuldade em iniciar uma frase, fala lenta ou mais devagar do que o normal, frases com poucas palavras, dificuldades em articular as palavras são alguns dos sintomas.
A afasia pode ser causada por algum problema numa área do cérebro responsável pela linguagem. Existem mais de um tipo de afasia dependendo da área do cérebro que foi acometida. “A gente pode ter uma afasia de expressão, ou seja, o paciente entende, mas não consegue falar ou uma afasia de compreensão que o paciente não consegue compreender. Então depende da área do cérebro acometida. Se for a área de broca, área da responsável pela linguagem, é uma afasia de expressão. Se for na área de Wernicke é uma afasia de compreensão”, explica o médico neurocirurgião do Sistema Hapvida, Eustáquio Campos.
De acordo com o neurocirurgião, as causas são diversas, inclusive, uma dor de cabeça tão comum entre os brasileiros pode ser sinal de alerta. “A afasia é só um sintoma, as causas são inúmeras. Se eu tiver um AVC na área de broca, eu vou ter afasia, se tiver um tumor na área de broca, eu vou ter também afasia. Qualquer alteração na área do cérebro responsável pela fala, vai gerar afasia. Independentemente de qual tenha sido a origem disso, se é um tumor, se é um AVC, ou qualquer outra alteração. Se é uma doença desmielinizante, enfim, o cérebro não interpreta, por exemplo, o que está me causando isso é um tumor, então, eu vou apresentar isso. A área do cérebro é uma só, se ela tem alguma alteração que está impedindo de desempenhar a função, o paciente fica com comprometimento da fala”, alerta.
O tratamento
O tratamento da afasia depende da sua causa, podendo ser necessária cirurgia para retirada de um tumor ou medicação em casos de acidente vascular cerebral, por exemplo. Além disso, a reabilitação com fonoaudiólogo é fundamental para que se recupere as habilidades de compreensão e expressão oral e escrita. “A cura vai depender da doença que resultou no problema”, finaliza.
Caso mais recente
Afasia tira o ator Bruce Willis de cena
A família de Bruce Willis anunciou na semana passada (30) que o ator de 67 anos vai se aposentar da atuação após um diagnóstico de Afasia que afetou a sua capacidade de comunicação, causando dificuldades na compreensão de imagens e sons, bem como distintas modalidades de expressão.
Commentaires