Com alto poder digestivo, o abacaxi pode ser uma ótima opção para incrementar a ceia de Natal
O abacaxi é uma fruta tropical de sabor marcante e alto valor nutritivo. Não por acaso, o fruto originário da América do Sul hoje é considerado um dos alimentos ricos em benefícios para a saúde. Uma característica graças à presença de um composto ativo poderoso para a digestão: a bromelina.
“Além disso, a fruta possui diversos nutrientes, como o magnésio, manganês, potássio, vitamina A, boa para a visão, e as vitaminas C, B1, B2, B3, B5, B6, B9, essenciais para os sistemas imune e nervoso. Também podemos contar com o bom teor de fibras presentes, assim aumentando a saciedade e diminuindo a compulsão alimentar”, detalha a nutricionista do Grupo Mateus, Camyla Carvalho.
Segundo a especialista, por conta da bromelina, o abacaxi é uma das frutas mais indicadas como opção de sobremesa nas ceias do final de ano. Por ser uma enzima já conhecida pela indústria farmacêutica que consegue acelerar o processo digestivo.
“Esta substância funcional atua diretamente na quebra das proteínas durante o processo digestivo, ajudando assim a acelerar o aproveitamento dos nutrientes ingeridos na refeição principal. Por isso, é indicado comer fatias de abacaxi após a refeição natalina”, explica Camyla.
Agora que você já conhece o poder digestivo do abacaxi, que tal aprender uma ótima receita de Pavê de Abacaxi para este Natal? Confira:
- Pavê de abacaxi
Ingredientes
1 abacaxi em pedaços
1 xícara (chá) de açúcar
1 lata de leite
1 lata de creme de leite sem o soro
1 lata de leite condensado
2 ovos
2 colheres de amido de milho
Coco ralado a gosto
Modo de preparo
Cozinhe o abacaxi e o açúcar até a mistura ficar homogênea e reserve;
Leve o leite condensado, leite, amido de milho e as gemas ao fogo. Cozinhe até o creme atingir a consistência de um mingau;
Em seguida, bata as claras em neve e acrescente o creme de leite. Bata aos poucos até o ponto de uma mistura homogênea;
Com os cremes prontos, em uma tigela despeje o abacaxi, o creme de amido e por fim as claras em neve;
Peneire o coco ralado e deixe gelar por duas 2 horas. Após isto, sirva!
Comments