A Defensoria Pública do Estado lança, nesta quinta-feira (10), o projeto “Quinta de arte e inclusão social”, com o objetivo de proporcionar um espaço de protagonismo artístico-cultural a grupos vulneráveis assistidos pela Defensoria Pública, assim como oferecer ao cidadão maranhense e aos turistas que visitam o Centro Histórico acesso à música e à cultura, tendo como protagonistas dos espetáculos idosos, mulheres, população LGBT, crianças e demais segmentos em situação de vulnerabilidade atendidos pela DPE. Durante o lançamento, a DPE também receberá ações do Movimento “Meninas Ocupam”, iniciativa da Plan Internacional que busca desenvolver o potencial de adolescentes, bem como levar as demandas delas e de sua comunidade, para serem discutidas no local da ocupação.
As edições do projeto da DPE/MA acontecerão sempre toda segunda quinta-feira de cada do mês. Iniciando o calendário, a instituição promoverá a apresentação de diversos grupos de corais de idosos, que entoarão músicas de grande apelo popular. Durante a temporada, a programação inclui a realização de vernissage, sarau (música, poesia e teatro), oficina de dança, incursão à sede da DPE, show humorístico, bazar beneficente, rodas de conversa sobre direitos, leilão de quadros feitos por idosos, músicas, oficina sobre consumo consciente, exibição de filmes, dentre outros.
Com isso, a instituição pretende estimular, valorizar e oportunizar a troca de experiências culturais, promovendo a inclusão de segmentos sociais historicamente invisibilizados, contribuindo para qualidade de vida destes indivíduos, por meio da música e da arte, considerados importantes elementos de aglutinação e de transformação.
Коментарі