top of page

Rio Anil Shopping apresenta desfile de valorização da negritude afro-brasileira


Quase todas as expressões culturais maranhenses que se destacam no período junino têm na origem um mesmo DNA: as matrizes africanas. É assim com o Cacuriá, o Tambor de Crioula e até o próprio Bumba-Meu-Boi, com suas variações e sotaques diversificados. Mas não são somente essas manifestações que remetem à contribuição da África na cultura maranhense. O jeito de falar, vestir, caminhar, os biotipos, etc. também evidenciam a forte ligação do estado com o continente de Nelson Mandela.


Justamente para valorizar essa ligação afro-brasileira, muito evidente no Maranhão, estado de maioria negra, segundo o IBGE, o Rio Anil Shopping apresenta nesta quarta-feira, 6 de junho, às 18h, o Desfile AFCult - Cultura e Ancestralidade.


Pela passarela, montada no palco do Arraial do Rio Anil, desfilarão 15 modelos, entre homens e mulheres, incluindo representantes do movimento LGBTI. Todos apresentarão peças produzidas com tecidos genuinamente africanos, desenhadas pelo estilista e engenheiro eletricista, formado pela UFMA, Fiston Nsutani Sita, natural da República Democrática do Congo, radicado em São Luís (MA). No desfile de roupas étnicas, haverá espaço, também, para a apresentação de acessórios e adereços africanos.


Afroculture


Além de Fiston, que assina as peças de roupa étnicas, a idealização do desfile fica a cargo do Afroculture, organização maranhense que reúne mulheres negras envolvidas nos movimentos de luta contra o racismo. O Afroculture nasceu em setembro de 2015, a partir de uma ideia da jovem Carla Rocha, que quis difundir entre as adolescentes, jovens e mulheres negras a importância do respeito e da valorização à estética natural da negritude, numa sociedade “escrava” de padrões de beleza importados da Europa e dos Estados Unidos, principalmente.


Em 2016, o grupo maranhense participou do programa Encontro com Fátima Bernades, na TV Globo, o que alavancou a ideia da organização e a tornou internacionalmente conhecida, seguida por mulheres negras de vários lugares do Brasil e do mundo.


SERVIÇO


O QUE: Desfile Afroculture de Roupas Étnicas

QUANDO: Quarta, 6 de junho, das 18h às 19h

ONDE: Rio Anil Shopping, Piso L1

Comments


Siga-nos nas redes sociais

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Instagram

© 2023 por A.S da Silva

bottom of page