Com cinco músicas, sendo quatro autorais e uma releitura de Tom Jobim, vem aí o primeiro EP da carreira do cantor e compositor maranhense Dhean. Com produção executiva assinada por nada menos que o multiartista Fernando de Carvalho, e direção musical do renomado pianista e acordeonista Rui Mário, o EP tem estilo essencialmente pop e começou a ser produzido no início de 2019, com a fase da captação.
Em maio, Dhean entrou no estúdio para gravar as músicas. Ele próprio assina letra e melodia de quatro delas, inéditas. Já a quinta música é uma releitura que presta homenagem ao mestre Tom Jobim, autor da canção que ficou muito famosa na voz na inesquecível Maysa: "Demais".
Embora tenha a essência pop, o EP também tem influências musicais do folk e do reggae, e inspiração estética no vintage. Os estilos musicais conversam entre si e essa relação fica evidente desde a concepção da identidade visual até os arranjos das composições. Aliás, a viagem musical desperta vários sentidos ao possibilitar um curioso e marcante encontro sonoro, que reúne baixos acústico e elétrico, bateria, guitarra, piano, violino e, claro, um elemento indispensável na concepção assinada por Rui Mário: o acordeon.
Para arrematar e deixar as músicas ainda mais interessantes, Dhean contou com um importante reforço na elaboração do EP: o DJ paulista Fernando Deep (Deeplick), que fez intervenções eletrônicas com batidas e efeitos que marcam não apenas o estilo, como também o tempo do próprio artista maranhense Dhean, que tem 23 anos de idade e exala juventude. O trabalho do DJ Deeplick modernizou o EP, ao alinhar o pop à pegada contemporânea.
Nas músicas, Dhean desenvolveu um trabalho que ele classifica como íntimo, pois as composições retratam sentimentos do artista diante de experiências que ele viveu ao longo da vida, desde a infância. Alegrias, dores, medos, tristezas... São só alguns dos sentimentos que inspiraram Dhean.
É por isso que não é exagero chamar de celebração o lançamento do EP. A partir do próximo dia 18, quarta-feira, mais de quarenta plataformas nacionais e internacionais de músicas, incluindo as requisitadas Spotify, Deezer e Apple Music, levarão ao público o resultado de um trabalho feito com amor e entrega em cada detalhe. A propósito, são os detalhes que tornam Dhean um artista diferenciado: ele próprio, além de compor e cantar, assina a direção artística completa do projeto, desde a concepção do figurino até a identidade visual do EP.
Mudança
Quando iniciou a trajetória no mundo da música, aos 3 anos de idade, o maranhense de Vitória do Mearim assinava com nome e sobrenome: Dhean Britto. A partir dos estudos e das observações sobre o cenário mundial, o produtor Fernando de Carvalho propôs uma mudança importante na apresentação do artista, agora chamado apenas pelo primeiro nome: Dhean, que também é o título do EP. Simples, direto e marcante.
Videoclipe
Durante a concepção do EP, Dhean também realizou outro grande desejo: a gravação de dois videoclipes, que o ajudarão a aparecer nos cenários nacional e internacional por meio de plataformas como o YouTube. Um dos clipes será lançado no mesmo dia do EP e o outro, após um mês.
Biografia
Dhean Britto tem 23 anos e é natural de Vitória do Mearim, Maranhão. Filho de uma família de músicos, começou a cantar aos três anos na igreja e, na infância, participou de diversos festivais de música. Ainda criança, levou o primeiro lugar no importante concurso regional "Show da Terra", tornando-se o mais jovem artista a ganhar o prêmio. Apesar de, desde muito jovem ser envolvido com moda, teatro e dança, foi a música que sempre dominou a sua vida e o seu coração.
Dhean transita por diversos estilos musicais, influenciado pela música popular maranhense, MPB, pop, rock, samba, reggae, bossa-nova, jazz e black music. Dentre as principais inspirações, nomes nacionais como Maysa, Maria Gadú, Tim Maia, Caetano Veloso, Phil Veras, Malú Magalhães e Duda Beat, e internacionais como Whitney Houston, Michael Jackson, Demi Lovato, Miley Cyrus, Shawn Mendes e Cold Play.
Reconhecido pelo belo timbre vocal, pela técnica apurada e pelo bom gosto musical inquestionável, o maranhense Dhean é um dos mais promissores talentos da música brasileira contemporânea.
Apoio
Se a realização do projeto é uma celebração, é graças ao apoio de quem acredita na música, na arte e, sobretudo, no talento de Dhean. Nessa caminhada, muitas pessoas e empresas dedicaram tempo, recursos financeiros e conhecimento para que o EP saísse dos sonhos e se tornasse possível. O lançamento do EP tem apoio cultural do restaurante Feijão de Corda e das agências Cores Comunicação e Comunique Assessoria.
MÚSICAS DO EP
1 – Alucinado (Dhean)
2 – Como Me Sinto (Dhean)
3 – Vem Pra Mim (Dhean)
4 – Don´t Let Go (Dhean)
5 – Demais (Tom Jobim / Aloysio de Oliveira)
FICHA TÉCNICA:
produção executiva
FERNANDO DE CARVALHO
direção artística e figurino
DHEAN
diretor musical
RUI MÁRIO
concepção de arranjos musicais
ALYSON LIMA, DHEAN E RUI MÁRIO
gravação
ESTÚDIO BASE (MA)
mixagem e masterização
DJ DEEPLICK (SP)
banda
VIOLÃO E GUITARRA - Alyson Lima
CONTRABAIXO ELÉTRICO - Davi Oliveira
BATERIA ELETRÔNICA E TECLADO - DJ Deeplick
CONTRABAIXO ACÚSTICO - Mauro Sérgio
BATERIA - Ronald Nascimento
TECLADO E ACORDEON - Rui Mário
VIOLINO - Thaynara Oliveira
BACKING VOCALS - Carlos Alfredo, Raquel Ávilla e Regina Oliveira
fotografia e edição
HIL (MA)
design e identidade visual (EP e Redes Sociais)
LARISSA LISBOA E MAYRA SOARES (SOLI GIRLS - SP)
produção visual (cabelo e maquiagem)
ANDERSON E APARECIDA SUASSUNA
direção de videoclipes “Alucinado” & “Como Me Sinto”
ISAQUE JÚNIOR
assistência de direção de videoclipes
ELAINE CUNHA
Comments