top of page

ENEM EM HORÁRIO DE VERÃO

Provas no Maranhão serão ao meio-dia: como se alimentar antes, durante e depois do Exame


Nem só de aulas e de leituras se faz uma boa preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio, que exige concentração e autocontrole emocional. O problema é que os candidatos também precisam lidar com a ansiedade. Na véspera, então, sem se fala.

A psicóloga Lívia Vieira, do Hapvida Saúde, indica que é importante sim dar continuidade aos estudos, mas ela recomenda que o estudante tire o dia de hoje para o lazer: “Ir à praia, passear, conversar com os amigos é ótimo para extravasar a ansiedade e melhorar o autocontrole emocional”, recomenda a especialista.


Outra dica importante é o estudante, agora mais do que nunca, procurar se informar sobre tudo para não ser pego de surpresa por nenhuma notícia ou até mesmo perder a prova. A psicóloga orienta que é fundamental deixar todo o material necessário, como lápis, borracha, caneta e água, já previamente separados e acessíveis.


PROVA NA HORA DO ALMOÇO As provas estão marcadas para as 13h de Brasília, ou seja, aqui no Maranhão, começam ao meio-dia. Mas os candidatos devem chegar aos locais com, pelo menos, 1 hora e meia de antecedência. A nutricionista Débora Lima, do Hapvida Saúde, sugere que, no dia da prova, os participantes devem tomar um café da manhã reforçado, com pães integrais e cereais, de preferência, que são fontes de carboidratos mais complexos. A digestão é mais demorada, por isso, esses alimentos mantêm o corpo ligado por mais tempo, o que é ideal no contexto do Enem.


ALMOÇO Aos que optarem por almoço, a nutricionista diz que o ideal é fazer uma refeição leve, com alimentos que façam parte da dieta habitual. É importante evitar refeições pesadas, como feijoada, por exemplo. Um prato com salada, arroz, feijão e carne magra é uma ótima opção, sempre em quantidades reduzidas, para não pesar no estômago.

NA HORA DA PROVA Durante o Enem, é recomendada a ingestão de alimentos rápidos e práticos. Barrinhas de cereais são boas opções: pequenas, leves e energéticas. Frutas e biscoitos integrais também são indicados. O chocolate pode ser indicado desde que sejam do tipo meio amargo (50% ou mais de cacau).

ÁGUA HIDRATA, REFRIGERANTE NÃO Não esquecer da hidratação que é fundamental, mas em quantidade moderada, para não dar vontade excessiva de ir ao banheiro. Água mineral, água de côco e isotônicos são os mais indicados. Os candidatos devem evitar refrigerantes, que podem causar desconforto abdominal.

NOITE ANTERIOR Nada de abusar da comida na noite anterior à prova, pois isso causará reflexos nos dias de prova. É bom preferir sempre comidas leves e evitar alimentos gordurosos, ricos em açúcares e alimentos diferentes dos habituais.

bottom of page