top of page

DPE promove Feira de Valorização do Idoso com ampla programação cultural

Cerca de 300 pessoas participaram da abertura da VII Feira de Valorização da Pessoa Idosa, realizada nesta segunda-feira (02), em alusão ao Dia Estadual e Internacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro. O evento foi promovido pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), em parceria com a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi).



A abertura foi conduzida pelo defensor-geral do Estado, Werther de Moraes Lima Junior, que em seu discurso ressaltou a importância da Renadi, além de destacar a atuação da DPE em favor do segmento. “A Defensoria tem uma atuação permanente e conta com defensores aguerridos e apoio de um núcleo psicossocial ativo na defesa do idoso”, disse o gestor, reafirmando o compromisso da instituição em movimentar a Rede, que, segundo ele, “deve ser a principal protagonista nesse evento”. Também compuseram a mesa o subdefensor-geral, Emanuel Pereira Accioly, e o defensor titular do Núcleo do Idoso, Benito Pereira Filho.

Segundo a coordenadora do Ciapvi, Isabel Gonzalez Lopizic, a Feira tem o mérito de contribuir para um envelhecimento digno e saudável, oportunizando a idosos e comunidade uma reflexão sobre a velhice como parte do curso da vida. “A Feira já faz parte do calendário anual de atividades e ações em favor dos idosos no estado, que tem como foco a promoção da cidadania do segmento, por meio de apresentações culturais e artísticas protagonizadas por eles mesmos. A ideia foi fazer um contraponto às tristes estatísticas relacionadas à violência contra o idoso, cuja demanda é grande no Ciapvi”, destacou a assistente social, que foi uma das autoridades a compor a mesa da solenidade.

Para o promotor de Justiça de Defesa do Idoso, José Augusto Cutrim, a DPE/MA tem sido exemplo de instituição que respeita a pessoa idosa e trabalha em prol da garantia dos direitos do segmento. “A Defensoria Pública é uma conquista da sociedade, consequentemente dos idosos. A instituição atua aguerridamente em favor desta parcela da população que vem aumentando rapidamente no país. Sabemos que defender o idoso é um desafio árduo e diário, mas com o amor à causa estes ideais prosperarão”, afirmou.

A alegria e o vigor dos idosos presentes, bem como as diversas atividades socioculturais, marcaram a programação que se prolongou por todo o dia, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho. Dentre elas, estavam apresentações culturais, como dança do carimbó e zumba, rodas de capoeira, blocos tradicionais, e finalizando com uma pequena apresentação da Companhia Santa Ignorância, com a comédia Pão Com Ovo, fruto da parceria firmada com a Secretaria Estadual de Cultura e Turismo.

Também prestigiaram o evento a secretaria municipal da Criança e Assistência Social, Andreia Lauande; o vereador Raimundo Penha; a presidente do Conselho Estadual do Idoso, Maria de Guadalupe Barros; a coordenadora de Promoção da Política da Pessoa Idosa da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Debora Jathaí; além de representantes do Conselho Municipal do Idoso; da Delegacia de Proteção do Idoso; da Secretaria Estadual de Saúde; do Fórum das Entidades Maranhenses de Defesa do Idoso; da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade; da Associação Brasileira de Alzheimer; do Programa de Ação Integrada ao Aposentado; do Corpo de Bombeiros; e comunidade em geral.

bottom of page