top of page

HOSPITAL DOS SERVIDORES ESTADUAIS PROMOVE AÇÃO EDUCATIVA “PARQUE DAS IDENTIFICAÇÕES”

EVENTO INTERNO ABORDA AS 6 REGRAS INTERNACIONAIS DE SEGURANÇA DO PACIENTE


No Hospital dos Servidores / HSE - HSLZ, voltado para servidores estaduais usuários do FUNBEN e sob a gestão do Grupo Mercúrio, as equipes do NSP (Núcleo de Segurança do Paciente) coordenado pela enfermeira Hedriele Gonçalves e do NEP (Núcleo de Educação Permanente), sob a coordenação da enfermeira Rebeca Cutrim, estão promovendo essa semana ações educativas e de conscientização, voltadas para as equipes multidisciplinares de saúde e assistência.

A campanha intitulada “Parque das Identificações” é uma forma lúdica de reforçar conhecimentos técnicos através da dinâmica de jogos, sobre um tema que é prioridade: Os protocolos que devem ser seguidos para garantir a Segurança do Paciente, segundo recomendações da OMS / Organização Mundial de Saúde. O slogan da campanha traz a mensagem principal destinada a todos os colaboradores: “Não brinque com um assunto sério!”.

Através de interações em todas as áreas do hospital, os grupos do NSP e NEP convidam os colaboradores a interagirem com jogos como roleta russa, cabra cega, pescaria, quizz e games; com conteúdos de reciclagem e reforço dos protocolos a serem seguidos, baseados nas 6 regras internacionais de segurança do paciente.

“A cada mês vamos trabalhar um tema específico de cada uma das seis regras voltadas para a segurança do paciente. De forma leve e lúdica, mas muito séria, vamos reforçar a conscientização dos times internos, para deixar bem claro a todos o quanto essa gestão do HSE / HSLZ prioriza a segurança do paciente e de seus familiares. E para termos sucesso nessa missão, precisamos engajar os times, sempre relembrando a todos o quanto isso é sério e primordial” declarou Plínio Tuzzolo, Dir. Geral do HSE / HSLZ.

Nessa primeira ação da campanha o tema trabalhado nas ações lúdicas é a Identificação Segura do paciente. E diz respeito a todas as informações sobre o histórico do paciente, feito com pulseiras de cores diferentes, que sinalizam as necessidades de cada pessoa no ambiente hospitalar.

Nos meses seguintes também serão abordados os temas das outras 5 regras internacionais: Comunicação Efetiva com as equipes envolvidas no tratamento; Administração Correta de Medicamentos e Hemoderivados; Cirurgia Segura - cuidados perioperatórios; Higienização das Mãos, Prevenção de Quedas e de Lesões por Pressão.

Comments


bottom of page