AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO “NOVEMBRO AZUL” NA NATUS LUMINE HOSPITAL E MATERNIDADE

Palestra com Roda de Conversa em prol da conscientização de colaboradores sobre prevenção do câncer de próstata


O mês de novembro é conhecido pela campanha em prol da conscientização e detecção do Câncer de Próstata, doença que ainda atinge muitos homens em todo o mundo, especialmente devido aos preconceitos que cercam os cuidados e exame preventivo da próstata. Segundo dados do INCA / Instituto Nacional do Câncer, são esperados 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2022. Números que alertam para a importância do diagnóstico precoce e para as ações de informação e de conscientização sobre o tema.

Na Natus Lumine Maternidade e Hospital as equipes de colaboradores de diversas áreas participaram de uma palestra de educação e conscientização, que teve como palestrante convidado o urologista Dr. Marcelo Costa. Ele ressaltou a importância do exame preventivo da próstata, tirou dúvidas e desmistificou questões ligadas ao exame; que além de importante e rápido, é a principal ação na detecção precoce do câncer de próstata.

Vale lembrar que os tumores na próstata se dão preferencialmente, em indivíduos a partir dos 50 anos; e podem progredir lentamente e sem sintomas ao longo dos anos, de modo que boa parte dos pacientes convive com a doença por muito tempo, antes de apresentar algum sintoma. Como não há medidas preventivas específicas para combater o câncer de próstata, o sucesso do tratamento dos acometidos pela doença se dá mesmo graças ao diagnóstico precoce, que pode ser realizado através dos exames de rastreamento, entre os quais destacam-se o toque retal e a dosagem do PSA (antígeno prostático específico) no sangue, orientados por um médico urologista, com acompanhamento anual a partir dos 50 anos, ou antes, em alguns casos.

Destaque
Recentes
Siga a gente
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Cinzento Ícone Google+