5 razões para comer amêndoas no dia a dia

As amêndoas são deliciosas e podem ser consumidas de diversas formas – seja como lanche ou acompanhamento em pratos como peixes, saladas, etc. Mas suas vantagens não se resumem apenas no sabor, elas são uma ótima fonte de energia e trazem diversos benefícios para a saúde humana.
A nutricionista do Grupo Mateus, Kátia Souza, explica que a amêndoa é um superalimento, ideal para crianças e nutrientes, como fibras, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. “Elas contêm as chamadas ‘gorduras do bem’, que contribuem para a perda de gordura abdominal, redução dos níveis de colesterol ‘ruim’ e controle da pressão arterial”, revela.
Foi com a ajuda da especialista que separamos cinco fatores importantes que o consumo regular dessa oleaginosa gera a nossa vida, principalmente em relação ao combate e prevenção de doenças. Confira:
Boa quantidade de fibras
As amêndoas possuem uma boa quantidade de fibras, que conferem bastante saciedade.
Fortalecimento ósseo
Outro grande benefício das amêndoas é que elas possuem uma quantidade substancial de cálcio e, com isso, auxiliam no fortalecimento ósseo, prevenindo a osteoporose.
Antioxidante
Riquíssimas em vitamina E (antioxidantes) as amêndoas podem evitar o desenvolvimento de doenças crônicas, além de serem super benéficas para a pele, promovendo seu rejuvenescimento e capacidade de cicatrização, e reduzindo inflamações.
Ajuda na digestão
Elas são benéficas para o intestino que, além das fibras, possuem efeito probiótico – ou seja, servem de alimento para as bactérias boas que residem nosso sistema digestivo. A saúde dessas bactérias ajuda na imunidade, reduzem inflamações e contribuem até mesmo com a nossa saúde mental.
Controla níveis de açúcar no sangue
Estudos já comprovam a eficácia do consumo de amêndoas no controle dos níveis de açúcar no sangue, principalmente quando substituem carboidratos. Além disso, elas têm magnésio para dar e vender – o mineral é muito conhecido por regular níveis de açúcar e pressão sanguínea, e por contribuir com muitos outros sistemas vitais.