DPE promove Feira de Valorização do Idoso com ampla programação cultural
Cerca de 300 pessoas participaram da abertura da VII Feira de Valorização da Pessoa Idosa, realizada nesta segunda-feira (02), em alusão ao Dia Estadual e Internacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro. O evento foi promovido pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), em parceria com a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi).
A abertura foi conduzida pelo defensor-geral do Estado, Werther de Moraes Lima Junior, que em seu discurso ressaltou a importância da Renadi, além de destacar a atuação da DPE em favor do segmento. “A Defensoria tem uma atuação permanente e conta com defensores aguerridos e apoio de um núcleo psicossocial ativo na defesa do idoso”, disse o gestor, reafirmando o compromisso da instituição em movimentar a Rede, que, segundo ele, “deve ser a principal protagonista nesse evento”. Também compuseram a mesa o subdefensor-geral, Emanuel Pereira Accioly, e o defensor titular do Núcleo do Idoso, Benito Pereira Filho.
Segundo a coordenadora do Ciapvi, Isabel Gonzalez Lopizic, a Feira tem o mérito de contribuir para um envelhecimento digno e saudável, oportunizando a idosos e comunidade uma reflexão sobre a velhice como parte do curso da vida. “A Feira já faz parte do calendário anual de atividades e ações em favor dos idosos no estado, que tem como foco a promoção da cidadania do segmento, por meio de apresentações culturais e artísticas protagonizadas por eles mesmos. A ideia foi fazer um contraponto às tristes estatísticas relacionadas à violência contra o idoso, cuja demanda é grande no Ciapvi”, destacou a assistente social, que foi uma das autoridades a compor a mesa da solenidade.
Para o promotor de Justiça de Defesa do Idoso, José Augusto Cutrim, a DPE/MA tem sido exemplo de instituição que respeita a pessoa idosa e trabalha em prol da garantia dos direitos do segmento. “A Defensoria Pública é uma conquista da sociedade, consequentemente dos idosos. A instituição atua aguerridamente em favor desta parcela da população que vem aumentando rapidamente no país. Sabemos que defender o idoso é um desafio árduo e diário, mas com o amor à causa estes ideais prosperarão”, afirmou.
A alegria e o vigor dos idosos presentes, bem como as diversas atividades socioculturais, marcaram a programação que se prolongou por todo o dia, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho. Dentre elas, estavam apresentações culturais, como dança do carimbó e zumba, rodas de capoeira, blocos tradicionais, e finalizando com uma pequena apresentação da Companhia Santa Ignorância, com a comédia Pão Com Ovo, fruto da parceria firmada com a Secretaria Estadual de Cultura e Turismo.
Também prestigiaram o evento a secretaria municipal da Criança e Assistência Social, Andreia Lauande; o vereador Raimundo Penha; a presidente do Conselho Estadual do Idoso, Maria de Guadalupe Barros; a coordenadora de Promoção da Política da Pessoa Idosa da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Debora Jathaí; além de representantes do Conselho Municipal do Idoso; da Delegacia de Proteção do Idoso; da Secretaria Estadual de Saúde; do Fórum das Entidades Maranhenses de Defesa do Idoso; da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade; da Associação Brasileira de Alzheimer; do Programa de Ação Integrada ao Aposentado; do Corpo de Bombeiros; e comunidade em geral.