O curso de Medicina da UNDB, sob a coordenação do Prof. Dr. Ivan Figueiredo, promoveu com sucesso a I Jornada de Medicina / JOMED, nos dias 28 e 29 de setembro no Hotel Blue Tree.
Nos dois dias, os alunos puderam ampliar seus conhecimentos com oficinas, apresentações de trabalhos e palestras científicas, em uma rica programação coordenada pelo Prof. Dr. Cícero Newton. O destaque do evento foi a Palestra Magna com um dos mais renomados autores da área da saúde, o cardiologista Dr, Celmo Celano Porto. Para a Reitora da UNDB, Profa. Dra. Ceres Murad, a presença do palestrante foi um verdadeiro privilégio pela relevância do autor:
“Ficamos muito felizes pelo Dr. Celmo ter aceito o nosso convite, pois ele é uma figura emblemática e autor do livro mais importante que há na literatura de saúde sobre Semiologia Médica, que estuda os sinais do paciente para se chegar ao diagnóstico. É com muita honra portanto, que recebemos um profissional de tamanho prestígio e de rico conhecimento como o Dr. Celmo na UNDB” disse a Reitora, em seu discurso de saudação na abertura da Jornada.
O palestrante ressaltou de forma brilhante os maiores desafios enfrentados pelos alunos, professores e profissionais de medicina hoje, que segundo “é acompanhar em tempo real todas a mudanças que estão acontecendo de forma disruptiva e de forma veloz”. Sobre a questão de humanização, ele frisou que “todos os avanços tecnológicos são importantes para os médicos atuais e futuros, mas sem uma relação médico – paciente boa e humana, a prática médica será de má qualidade” enfatizou Dr. Celmo Celeno Porto.
Sobre o tema da palestra “Semiologia para a Medicina do Século XXI”, ele explicou as bases da ciência que estuda os sinais do paciente e cujo método é o exame clínico. Dr. Celmo enfatizou também as mudanças que vem ocorrendo com a chegada de novas tecnologias. Mas segundo o autor, há algo que não deve mudar nunca, que é o fato do exame clínico ser feito de forma personalizada e humanizada. Para ele, “a comunicação é a base da boa relação médico-paciente e deve ser uma habilidade preciosa para todo(a) médico(a). E sem comunicação eficaz não há medicina de qualidade”.
Além de autor de diversos livros médicos, o cardiologista e professor Celmo Celeno Porto não para, e já atua em um novo projeto. Ele é fundador e Presidente do Instituto Brasileiro de Medicina de Excelência; onde pretende reunir um valoroso material científico, inclusive com conteúdo digital muito em breve.
O palestrante foi bastante aplaudido pelos alunos e professores, e deixou uma mensagem inspiradora: “A medicina precisa ser exercida com a mente e o coração” prescreveu o Dr. Celmo Celeno Porto aos futuros médicos maranhenses.
Comentarios