top of page

Livros desatualizados dão espaço para alojamento de famílias desabrigadas em Presidente Juscelino

E+ Reciclagem recolheu mais de 4 toneladas de resíduos e reverteu em bônus para famílias do município


Equipes do E+ Reciclagem, projeto de responsabilidade social da Equatorial Maranhão, uniram forças na última semana, em solidariedade às famílias de Presidente Juscelino, município que está em estado de calamidade por conta das fortes chuvas.

Por trabalhar com a disseminação da cultura da reciclagem em todo o estado, o projeto incentiva a destinação correta de resíduos para evitar que sejam jogados no meio ambiente, e ainda troca por bônus na conta de energia. E atendendo a um chamado do gestor da biblioteca pública de Presidente Juscelino, as equipes do E+ Reciclagem foram ao município e realizaram uma ação que uniu o propósito central do projeto com solidariedade às famílias.

De acordo com Thaise Hermógenes, Supervisora do projeto E+ Reciclagem, ao receberem o chamado do professor Márcio Alessandro, que compartilhou a situação do município, se deslocaram com urgência para realizar o recolhimento dos resíduos e contribuir para as ações do município junto às famílias atingidas. “Foi uma ação super especial para nós, que nos deslocamos imediatamente para a cidade para recolher mais de 4 toneladas de livros antigos e desatualizados que estavam nas escolas e na biblioteca, para dar espaço às famílias desalojadas. Foi muito importante representar o E+ reciclagem nessa ação de responsabilidade social realizada para a Equatorial Maranhão, ” ressalta a supervisora.

Além de realizar a destinação correta para as mais de 4 toneladas de resíduos, o projeto destinou quase R$1.000,00 reais de desconto para as contas de energia de famílias de baixa renda, indicadas pela Assistência social do município.

Sobre o E+ Reciclagem – O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Energia (PEE) regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), presente no Maranhão há 12 anos e que atua com o objetivo de diminuir os danos causados pelos resíduos expostos ao meio ambiente, promovendo ações voltadas para difundir a cultura da coleta seletiva, conscientização e a preservação ambiental.

Com o E+ Reciclagem, todos podem contribuir com a coleta seletiva em prol do meio ambiente, comunidades e pessoas. Essa iniciativa está alinhada aos valores de responsabilidade socioambiental da Equatorial Maranhão, que busca incentivar a reciclagem, dando destinação correta aos resíduos, beneficiando os clientes com bônus na conta de energia e estimulando a doação para instituições sociais. Ações como esta, fazem parte do compromisso que a Equatorial assumiu com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), está a Ação Contra a Mudança Global do Clima que foca, entre outros fatores, no combate à poluição em todos os meios.


Confira os materiais recebidos nos postos de coleta do projeto:

  • Resíduo orgânico: óleo de cozinha;

  • Papel em geral: livros, revistas, encartes, jornal, papelão, etc.;

  • Plástico: PET, plástico duro (embalagens de cosméticos, por exemplo), plástico filme, PVC, canos e forros, etc.;

  • Material eletrônico: celulares, placas eletrônicas, televisor, aparelho de som e computador (exceto pilhas e baterias);

  • Metal: aço inox, alumínio, ferro, bronze e chumbo (baterias de carro, por exemplo);

  • Embalagens Tetra Pak (caixinhas de leite, ervilha, creme de leite, extrato de tomate, etc.);

  • Vidros (garrafas e embalagens de modo geral)

Atualmente, além do Maranhão, o projeto atua em outros estados de concessão da Equatorial Energia: Pará, Piauí, Alagoas e em implantação no Rio Grande do Sul. Aqui no estado, são 17 pontos de coleta, sendo 7 postos fixos em São Luís, 1 em Timon, 1 em Caxias e 3 em Imperatriz. Outros 5 postos itinerantes (móveis) funcionam em São Luís em parceria com associações em bairros distintos. Consulte todos endereços e horários de funcionamento em www.equatorialenergia.com.br ou direto pelo link https://ma.equatorialenergia.com.br/locais-de-coleta/.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Commenti


bottom of page