top of page

Lacmar Genômica & Detecção Precoce do Câncer de Mama

  • Foto do escritor: Alexandre Ferreira
    Alexandre Ferreira
  • 18 de out. de 2024
  • 1 min de leitura


FOTO – DIVULGAÇÃO: Dra. Elda Pereira Noronha Ávila, Ass. Científica e Farmacêutica Bioquímica do Laboratório Lacmar, Divisão de Genômica.

Estamos em plena campanha Outubro Rosa, que reforça a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, uma das doenças que mais afetam as mulheres no Brasil e no mundo.

 

A mamografia ainda é o exame padrão para detecção precoce, recomendado a partir dos 50 anos para mulheres sem fatores de risco, e a partir dos 40 para aquelas com histórico familiar. No entanto, o avanço da medicina genômica está proporcionando novas ferramentas para identificar o risco da doença com mais precisão. A análise de mutações em genes como BRCA1 e BRCA2 ganhou destaque na prevenção e detecção mais precoce da doença.

 

O Laboratório Lacmar em sua Divisão Genômica em São Luís, têm se destacado ao oferecer testes genéticos que identificam essas mutações. A Dra. Elda Pereira Noronha Ávila, farmacêutica bioquímica e Ass. Científica do Lacmar Genômica, lembra o principal teste genético utilizado para detecção de câncer de mama hereditário é o exame de Sequenciamento de Nova Geração (NGS), que é o método utilizado no Painel de Câncer de Mama e Ovário Hereditários, oferecido pelo Laboratório LACMAR. Este exame é realizado através de uma coleta de sangue ou através de uma coleta indolor com swab bucal, e podem identificar alterações nos principais genes relacionados ao câncer de mama, como BRACA1, BRACA2, além de mutações em outros genes.

 
 
 

Comments


Siga-nos nas redes sociais

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Instagram

© 2023 por A.S da Silva

bottom of page