Campanha chama atenção para o cuidado com a saúde mental
Janeiro é o mês marcado pela realização de promessas e renovação de esperança para o novo ciclo que se inicia. É comum que as pessoas façam suas reflexões sobre o ano que passou, muitas vezes planejando trazer consigo experiências e ações positivas para o ano novo. Porém, há uma atitude essencial para a vida que muitos não incluem em seus planos: cuidar do seu estado mental e emocional.
Em 2023, o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica apoia mais uma vez a campanha Janeiro Branco, que neste ano completa a 10ª edição, com o objetivo de incentivar o cuidado à saúde mental e emocional, estimulando a psicoeducação entre os indivíduos por meio de uma cultura de valorização e diálogo frequente sobre a saúde mental.
“Em termos simbólicos e culturais, neste período todos nós estamos propensos a refletir sobre nossas vidas. Por isso, a campanha também é caracterizada pela cor branca, sendo uma espécie de convite ou uma folha em branco para que todos sejam inspirados a escolher os nossos novos caminhos e claro, cuidar da mente”, afirma a psicóloga do Hapvida Saúde, Celiane Lopes.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a doença afeta 4,4% da população mundial. O Brasil, com 5,8% da população atingida, é o segundo país com maior número de pessoas com depressão nas Américas, atrás somente dos Estados Unidos, com 5,9% de pessoas com a doença.
Em 2022, o Brasil fez parte da pesquisa Global Health Service Monitor, realizada pela empresa Ipsos em 34 países de todos os continentes. Com a participação de mil brasileiros, o estudo aponta que a covid-19 ainda é uma grande preocupação de saúde para 62% dos entrevistados. Além disso, o levantamento mostrou um salto na porcentagem de respondentes que consideram os tópicos como ansiedade e depressão como fontes de inquietude: em 2019 eram 27%, em 2021 foi registrado 40% e em 2022, 49%.
Para a psicóloga, esses dados ainda refletem os desafios vividos pela população nos últimos anos. “Hoje é possível perceber que o isolamento social, o desafio do home office e a perda de familiares e amigos são fatores que mais estão ligados a crises de ansiedade e picos de estresse”, detalha.
Como cuidar da saúde mental e emocional?
Diante das diversas dificuldades causadas pelo adoecimento da mente, a saída pode parecer distante. Mas, com estratégias simples ou auxílio profissional, é possível começar a ter uma mente mais saudável. Confira algumas dicas da psicóloga para começar 2023 com o pé direito:
Pratique exercícios físicos regularmente e adote hábitos saudáveis;
Pratique sempre o autocuidado;
Adquira novas habilidades;
Consulte um psicólogo;
Dedique sempre um tempo para a família e amigos.
Comments