top of page

JANEIRO BRANCO: confira quatro dicas para cuidar da sua saúde mental

Desapegar dos problemas, abraçar o autocuidado e mostrar para a mente que ela merece um carinho extra: o início de um novo ano é a época perfeita para acender as luzes da atenção para a saúde mental. Falando nisso, como vai a sua? Assim como cuidamos do corpo, também é essencial realizar um check-up emocional. Neste mês dedicado ao tema, a partir da campanha conhecida como Janeiro Branco, que tal anotar algumas estratégias preventivas para se cuidar no dia a dia?


Construa uma rotina

“Já imaginou uma vida sem rotina? Não saber muito bem como vai ser o dia, o que vai ser feito, quais e quantos serão os momentos para descansar e aproveitar o lazer? Tudo pode virar um grande caos sem organização”, exemplifica a psicóloga da Hapvida NotreDame Intermédica, Ivana Teles.


De acordo com a profissional, ao reservar momentos específicos para o trabalho e o descanso ao longo do dia, garantimos que cada um tenha seu espaço, criando, assim, um alicerce sólido.


Tenha momentos para si

A especialista destaca que é fundamental ter momentos de individualidade na rotina. “Para isso, é preciso pensar no que gostamos e no que faz sentido em nossas vidas para, então, inserirmos essas práticas no cotidiano”, explica.


Algumas pessoas gostam de manter contato com a natureza, de se aproximar de familiares… não existe regra. Do que você gosta?


Durma bem e pratique atividade física

O sono e a prática de exercícios também são itens importantes na jornada de cuidados com a saúde mental. Sem dormir direito e em quantidade insuficiente, a tendência para viver o dia com estresse é grande. “Quando o descanso não é preservado, a produção de hormônios fica em baixa, gerando risco à saúde. Para descarregar estresses e ansiedades do dia a dia, a atividade física é uma ótima opção”, ressalta Ivana.


Diminua o tempo em frente às telas

A próxima dica de ouro envolve o tempo em frente às telas: a busca por likes e a grande quantidade de horas dedicadas a explorar a rotina das outras pessoas pelas redes sociais pode gerar o aumento da ansiedade e facilitar a irritação. Experimente reduzir o consumo e se previna do vício online.

コメント


bottom of page