top of page

INSS concede mais de de 250 mil benefícios por incapacidade relacionados a doenças no trabalho


Especialista dá dicas para dominar o estresse e preservar a saúde mental



Será que dá para alinhar sucesso profissional e bem estar mental? O ambiente de trabalho é sinônimo de busca por produtividade e um meio de ganhar o sustento de todo dia, mas pode ser também, um terreno fértil para ansiedade e estresse. Quando as cobranças afetam muito mais que o desempenho de um funcionário, é preciso estar atento. De acordo com um levantamento feito pelo Ministério da Previdência Social, foram concedidos 288.865 benefícios por incapacidade pelo INSS, devido a transtornos mentais e de comportamento relacionados ao trabalho.



Bater metas, entregar resultados e receber cobranças fazem parte da rotina normal de qualquer funcionário. Mas a coordenadora e professora do curso de Psicologia do Centro Universitário Estácio São Luís, Fernanda Zeidan, alerta para o adoecimento causado por altas cargas de trabalho. “Com a tecnologia, temos uma grande fluidez de informações. Então, o sujeito se sente obrigado a responder e dar conta de conteúdos na mesma velocidade. O que nem sempre é possível”, explica.



Saúde, família e outras questões da vida pessoal do trabalhador também podem agravar o estado mental, além do acúmulo de funções. “É preciso um olhar apurado e sensível ao estado de sofrimento daquele colaborador que se sente sobrecarregado. Cobranças sempre vão existir. Mas é preciso entender como lidar com essa realidade da melhor forma possível no ambiente de trabalho”, afirma a psicóloga.



E pensando na preservação da sua saúde mental, a especialista reuniu algumas dicas que podem ajudar a melhorar a rotina:



Conheça a si mesmo e identifique seus limites. “É importante aprender, inclusive, a estabelecer as suas próprias metas e prioridades para lidar melhor com as demandas que recebe”, afirma Fernanda.


Delegar é possível. Não tome todas as demandas para si, aprenda a dividir as tarefas que forem possíveis com a equipe;


Tente ver o lado positivo. Entenda que, às vezes, vai ser necessário realizar demandas diferentes daquelas às quais você está acostumado. “Isso pode fazer aflorar seu processo de criatividade, além de ajudar a descobrir habilidades novas e talvez até recolocações profissionais”, finaliza a professora.




--

Comments


bottom of page