top of page

Ideal para dias quentes: conheça algumas formas de consumo do melão


O melão é uma das frutas mais apreciadas durante a época de calor, e sua importância vai além do simples prazer gastronômico. Você sabia que essa fruta suculenta e refrescante desempenha um papel fundamental em nosso bem-estar durante os dias quentes?


A nutricionista do Grupo Mateus, Alana Serra, explica que o melão é rico em nutrientes e revela a porcentagem de água presente na fruta. “O melão possui uma variedade de tipos, porém o mais popular para os brasileiros é o amarelo. Esse fruto possui cálcio, fósforo, ferro, vitaminas do complexo B, A e C, além de fibras. Em 100g temos 29 kcal, 0,7g de proteína e 7,5g de carboidrato. A maior parte da sua polpa é formada por água (91,3%), portanto, pode ser utilizado nos dias de calor, sendo um alimento bem refrescante e que ajuda a repor os nutrientes perdidos”, conta.


A profissional também dá dicas de como escolher aquele melão perfeito para o consumo. “Na hora de comprar o melão, se atente aos seguintes pontos: a casca deve estar firme e com a cor forte, não deve apresentar manchas escuras ou esverdeadas e não pode estar com partes amolecidas ou com rachaduras. A fruta tem aroma suave e agradável e as sementes devem estar soltas. Além disso, sempre lave antes de consumir para evitar que a polpa seja contaminada durante o corte”, destaca.


E mesmo sendo consumida, na maioria das vezes, in natura e nas saladas de frutas, a doçura do melão também pode ser encontrada sob a forma de sucos, picolé, mousses, pavês, sorvetes e tortas.


Além disso, os benefícios para a saúde são variados. “Além de hidratar o corpo, o melão possui propriedades diuréticas que ajudam a reduzir a retenção de líquidos: é antioxidante, o que combate o envelhecimento precoce. Ajuda também na perda de peso, devido à baixa caloria e às fibras que ajudam a aumentar a saciedade e melhorar o trânsito intestinal. É bom para a imunidade também pela presença das vitaminas A e C, que aumentam a defesa do organismo. E, por fim, faz bem para o coração, ajudando a controlar a pressão arterial”, finaliza a nutricionista.

Comentários


bottom of page