Centro Cultural Vale Maranhão divulga selecionados de chamada pública para oficinas
Foram selecionados 17 projetos para integrarem a programação de 2021
O Centro Cultural Vale Maranhão divulgou nesta sexta-feira, 26, o resultado de sua primeira chamada pública para oficinas. Ao todo, houve 222 projetos inscritos, de 16 estados brasileiros, dos quais foram selecionados 17 projetos das mais diversas linguagens artísticas, como audiovisual, música, artes manuais, artes cênicas etc.
Os projetos selecionados vão compor a programação anual do Centro, dando continuidade ao programa educativo da instituição. “As oficinas selecionadas para o ano de 2021 formam um conjunto diverso de propostas formativas que têm como principal objetivo instrumentalizar os participantes nas mais diversas áreas dos saberes culturais, além de garantir e ampliar a troca de experiências educativas”, afirma Gabriel Gutierrez, diretor e coordenador artístico do CCVM.
Em quatro anos de funcionamento, o CCVM já ofereceu ao público 161 cursos e oficinas de forma gratuita, comandadas por artistas e profissionais importantes no estado do Maranhão e no Brasil, como o curso de Arte Africana, voltado aos professores de arte e história da rede pública de ensino. Ministrado por Juliana Bevilacqua, o curso teve 5 turmas, reunindo 280 participantes e está disponível na íntegra no canal do CCVM no YouTube.
Conheça as oficinas selecionadas para 2021:
A música no documentário - Ana Rieper (RJ)
Aquilombola Afrodance - Joseph Kwabena Osei (MA)
Bailado das tapuias - Oficina de confecção de chapéu de tapuia - Sociedade Junina Bumba Meu Boi da Liberdade (MA)
Brincando de cazumba – Oficina de confecção de careta e bata para cazumba no Bumba Meu Boi da Floresta do Mestre Apolônio - Sociedade Junina Turma de São João Batista - Bumba Meu Boi da Floresta (MA)
Dança da Mangaba: batuque e trejeito maranhense - João Teles da Silva (MA)
Drama e Ideologia: um exercício de escrita dramática e pensamento - Eduardo Medeiros (MA)
Elementos latinos para composição, improvisação e acompanhamento - Gabriel Furtado Paes (DF)
Entendendo e elaborando portfólios artísticos para fazedores de Cultura Popular - Júlia Martins e Mariana Cronemberge (MA)
Ma’e Hag Paw - Audiovisual para jovens indígenas - Santo Salu Santana Gomes Guajajara (MA)
Música preta: sua história e samples - Victor Moraes e William Simões (SP)
O brinquedo e o imaginário de Maracanã – Oficina de percussão com pandeirões e bailados no Bumba Meu Boi de Maracanã - Associação Recreativa e Beneficente, Folclórica e Cultural de Maracanã (MA)
Oficina de produção musical eletrônica - Ricardo Muralha e Bruno Queiroz (RJ)
Primeiros passos no aprendizado da técnica do Mosaico - Bárbara Morais de Paula (MG)
Produção de vídeo de animação em sala de aula: técnicas possíveis - Sara Gabrielle Reis Marques (MA)
Salvaguarda do Tambor de Crioula: oficinas para crianças - Associação Folclórica Tambor de Crioula Arte Nossa (MA)
Sonário – São Luís - Camila Machado Garcia de Lima (DF)
Tambores e danças do Bom Jesus - Neuza Vieira Marques (MA)
As datas de realização das oficinas serão divulgadas em nossas redes sociais, para inscrições. Siga instagram.com/centroculturalvalemaranhao e facebook.com/centroculturalvalemaranhao para ficar por dentro da programação.
Sobre o Centro Cultural Vale Maranhão O Centro Cultural Vale Maranhão é um espaço cultural mantido pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o objetivo de contribuir na democratização do acesso à cultura e valorização das mais diversas manifestações e expressões artísticas da região.
コメント