projeto une sustentabilidade e responsabilidade social e aconteceu na vila janaina
Onde muitos vêm lixo, o Grupo Potiguar viu oportunidade para criar um projeto social que ajuda a transformar vidas, unindo responsabilidade social e sustentabilidade.
Estamos falando do projeto Oficina de Ressignificação de Lonas, que desde o ano de 2017 acontece de forma itinerante em diversos bairros, sempre na periferia de São Luís e que já beneficiou mais de 3 mil mulheres em situação de vulnerabilidade social ao longo desse tempo.
Em sua mais recente edição, que aconteceu na última semana de setembro, esse projeto beneficiou mulheres da Vila Janaina, a maioria com idades na faixa etária 50 +. Durante três dias elas se dedicaram a aprender uma nova habilidade. Para algumas foi um excelente passatempo; mas para muitas, foi também uma forma de reascender o sonho de trabalho e geração de renda com esse novo aprendizado.
Na prática, foi ministrado um minicurso de corte e costura básica promovidos pela Potiguar e ofertados gratuitamente com a coordenação geral da artesã Maria Divina contratada pela empresa. Mas ao invés de tecido comum, o material usado no curso foi a lona plástica de vinil. Um belo exemplo da prática denominada upcycling – processo de transformar materiais antigos ou descartados em novos produtos de maior qualidade e valor. Isso não só prolonga a vida útil dos materiais, como também ajuda a reduzir o impacto ambiental.
Todas as lonas usadas como insumo nessa oficina são materiais de propaganda da Potiguar que iriam ser descartadas, mas com o projeto, ganham um nobre destino: Servir de matéria prima para a aprendizagem de mulheres que sonham em ter trabalho e renda extra; e com isso uma vida mais digna.
Além de oferecer o treinamento gratuito e resgatar a autoestima das mulheres com o aprendizado de uma nova habilidade que poderá ser geradora de renda extra no futuro; todos os materiais diversos confeccionados nos cursos – bolsas, estojos, sacolas e aventais – foram doados às alunas, que podem comercializar os produtos após o treinamento.
Ao final dessa jornada de muita atenção e aprendizagem, as mulheres da Vila Janaina exibiam os produtos confeccionados por elas na Oficina com muito orgulho, além da certeza de agora estão aptas para seguir costurando sonhos, lonas e tecidos em novos projetos de vida e de geração de renda.
Para a artesão Maria Divina fica a certeza de um projeto que a cada edição sempre cumpre o seu propósito que é empoderar mulheres e transformar vidas:
“Tenho muito prazer em realizar esse projeto a convite da Potiguar, pois ele também me transforma. É gratificante ver como esse trabalho pode ajudar outras mulheres. Pessoas que nunca haviam costurado antes e que se achavam incapazes, mas que terminam a oficina sabendo fazer reparos e produzindo novos materiais. E para muitas é só o começo de uma nova atividade que pode gerar renda e muita dignidade” revela a artesã.
Comments