top of page

DIA NACIONAL DA SAÚDE (05.08) ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO E BONS HÁBITOS

DATA É CELEBRADA NO HOSPITAL DOS SERVIDORES COM MUITO TRABALHO E CONSCIENTIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DO FUNBEN


No Dia Nacional da Saúde (05.08) os pacientes do HSE Júlio César Saraiva, José de Ribamar de Almeida, Jucileide Santos e Wesley Linhares valorizam a vida e agradecem pela assistência médica recebida no Hospital dos Servidores.
No Dia Nacional da Saúde (05.08) os pacientes do HSE Júlio César Saraiva, José de Ribamar de Almeida, Jucileide Santos e Wesley Linhares valorizam a vida e agradecem pela assistência médica recebida no Hospital dos Servidores.

Dedicação, competência profissional de uma ampla equipe multidisciplinar, boas instalações e acima de tudo, muito empenho para restabelecer a saúde e salvar vidas. Eis o que resume a missão diária de todos os profissionais de saúde do Hospital dos Servidores Estaduais, no Renascença II, mais conhecido como HSE; voltado para o atendimento dos servidores públicos estaduais contribuintes do FUNBEN.


Para o time comandado pelo Diretor Geral Plínio Valério Tuzzolo, a missão é clara: Devolver o paciente aos seus familiares com a saúde restabelecida, sempre que possível, com o melhor tratamento e o quanto antes.


Nesse Dia Nacional da Saúde (05.08) toda a equipe do HSE reforça seu compromisso também para com a prevenção. Essa data é importante para elevar o nível de conscientização das pessoas sobre o que fazer para ter longevidade com mais saúde:


“O Dia Nacional da Saúde é uma data de suma importância para que todos lembrem o quanto a saúde preventiva é determinante para uma vida mais longa e com qualidade de vida. É através da adoção de bons hábitos, alimentação equilibrada, assim como a realização de exames e consultas preventivas regulares que podemos garantir hoje, uma vida melhor no futuro” alerta a Diretora Médica do HSE Dra. Sílvia Mochel.


Um bom exemplo de quem se prepara agora para ter muitos anos de vida com saúde é o policial militar Wesley José Matos Linhares. Ele tem 31 anos e já investe forte na saúde preventiva, com todo o apoio das equipes do Hospital dos Servidores / HSE para isso:


“Minha profissão exige que eu tenha um bom condicionamento físico e eu invisto em saúde preventiva fazendo consultas e exames regularmente; mesmo sem estar sentido algo, mas de forma preventiva. Eu também sigo uma orientação nutricional e tudo isso com os serviços do HSE. Sempre que busco alguma consulta sou muito bem atendido; acho importante que os demais servidores tenham esse cuidado. É muito bom ter acesso ao HSE e a esses serviços todos” revela Wesley.


O Diretor Geral do HSE Plínio Tuzzolo reforça a importância dos cuidados com a saúde preventiva. Ele também destaca os cuidados de todas as equipes assistenciais do HSE na conscientização dos pacientes:


“Nossas equipes além de competentes, são também muito dedicadas e buscam conscientizar os pacientes para que adotem hábitos mais saudáveis no seu dia a dia. Nossa gestão investe em treinamentos internos para reforçar a oferta do tratamento humanizado, sempre que possível, a todos os pacientes. Recebemos cada elogio de um servidor estadual como um sinal de que estamos no caminho certo, buscando sempre melhorar a cada dia” disse o Diretor.


Muitos pacientes do HSE sofrem as consequências de doenças silenciosas e graves, como a diabetes, que só é detectada muitas vezes em exames de rotina e consultas. Alguns pacientes tiveram complicações da doença, como os servidores José de Ribamar e Júlio César; mas em comum, estão bastante satisfeitos com o atendimento recebido no hospital quando mais precisaram, e não poupam elogios à gestão do HSE, assim como às equipes assistenciais multidisciplinares.


José de Ribamar de Almeida é diabético e hipertenso, e elogia o atendimento recebido no hospital ao ser internado com um ferimento grave no dedo do pé:


“Meu dedo mindinho estava necrosado e eu precisei me internar para fazer uma cirurgia de amputação. Fui muito bem atendido por toda a equipe aqui no HSE e a cirurgia foi feita com sucesso. Estou me recuperando bem e devo ter alta em breve. Sou muito grato a todos do HSE pelo excelente tratamento que recebi aqui” declarou.


Casos de pacientes com complicações de diabetes são muito comuns entre os servidores estaduais atendidos no HSE. Outro exemplo foi o do servidor Júlio César Saraiva, de 73 anos. Ele procurou o hospital por causa de uma ferida no pé e nem sabia que era diabético:


“Eu pensei que estava acom uma frieira no pé e piorava a cada dia. Então busquei atendimento no HSE e para minha surpresa, descobri que sou diabético e a doença estava bem descontrolada, e com dois dedos já necrosados. Fui encaminhado rapidamente para a cirurgia de amputação infelizmente, mas pelo menos salvaram a minha vida. Fui muito bem atendido, as equipes de médicos e enfermagem são atenciosas e competentes, não falta a medicação ministrada na hora certa e a comida é de qualidade também. Foi um grande susto, mas vou ter alta e me reprogramar para controlar melhor a diabetes” disse Júlio César.


No Dia Nacional da Saúde, Jucileide Alves dos Santos, tem motivos de sobra para comemorar. Ela já voltou a andar, depois de ter sofrido em acidente de moto. Com 43 anos e residente em Santa Inês, a servidora estadual buscou atendimento no HSE em São Luís, onde foi internada e passou por uma cirurgia ortopédica.


“Sou muita grata ao HSE por me tratarem e me fazerem andar de novo. Quando cheguei aqui, tive que passar pela cirurgia e fiquei um tempo sem andar. Do maqueiro à copeira, dos médicos à equipe de enfermagem, todos me trataram muito bem, e sou só gratidão a esse time. Agora venho de sete em sete dias ao hospital para fazer curativos, mas estou me recuperando super bem e o principal foi ter voltado a andar” comemora a servidora pública estadual.


HISTÓRICO DO DIA NACIONAL DA SAÚDE (05 DE AGOSTO):

O Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto, foi uma data criada pela Lei nº 5.352/1967; que inseriu a comemoração no calendário brasileiro com a finalidade de promover a educação sanitária e despertar a consciência do valor da saúde. A data de 5 de agosto foi escolhida também para homenagear e recordar a vida e a obra desse importante personagem que foi o médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, nascido em 5 de agosto de 1872.

Comments


bottom of page