top of page

Conheça 5 erros que atrapalham o processo de emagrecimento

Atividade física é uma forte aliada da reeducação alimentar para perda de peso



Emagrecer requer perseverança e muito foco. Quantas vezes você já tentou seguir uma dieta da moda com promessa rápida de resultados, separou um dia para comer alimentos não tão saudáveis e até mesmo desistiu do processo por achar que não conseguiria alcançar a sua meta? São muitas as dicas compartilhadas sobre a melhor forma de perder peso, mas é preciso entender que alguns pensamentos e atitudes comuns sobre o emagrecimento são erros que podem ser a verdadeira causa das frustrações com o ponteiro da balança.


Compreender a sua mente, suas emoções e nortear a sua percepção no ato de comer. Assim, o alimento definitivamente transforma uma pessoa. É dessa forma que a professora de Nutrição da Facimp Wyden, Sineide Gomes, enxerga a relação com a alimentação.


Mas se engana quem pensa que emagrecer em um tempo curto é saudável e realmente funciona. Sineide afirma que a perda de peso é um processo a longo prazo e que passar por algumas fases é essencial. “Primeiro, eliminamos líquido: em média, 3kg na primeira semana. Depois vem o processo da queima de gordura, que chamamos de lipólise e dura em torno de 20 dias. Ao passar do segundo mês, acontece o efeito platô, em que o organismo se adapta ao processo. Nessa etapa, suplementar e entrar com aceleradores metabólicos naturais que vão agir bem é importante, junto à atividade física”, enfatiza.


Emagrecer requer adotar um novo estilo de vida

Uma dificuldade muito comum para quem está no processo da perda de peso é criar novos hábitos, já que para manter os resultados pretendidos, é necessário reorganizar a rotina. “Para que isso aconteça, é cientificamente comprovado repetir no mínimo 21 vezes uma ação, para que, assim, seja formado o novo caminho neural responsável pelos hábitos. É por isso que prescrevemos uma dieta de no mínimo 30 dias. Assim, o paciente consegue ter uma reeducação alimentar junto ao novo estilo de vida saudável”, finaliza a nutricionista.


Sem novos hábitos firmes, a maioria das pessoas quebra a rotina da dieta e perde a motivação facilmente. Então, o estado nutricional costuma ser pior que antes. Para evitar essa falha, veja cinco erros comuns, citados pela especialista e que atrapalham a jornada rumo ao seu objetivo principal:


  • Achar que perder peso precisa ser rápido. Confie no seu processo e dê um passo de cada vez para atingir o seu objetivo;

  • Pensar que somente a alimentação saudável resolve tudo. É preciso reorganizar a sua rotina de uma maneira completa, adotando o exercício físico como forte aliado;

  • Acreditar que é preciso ter o “dia do lixo”;

  • Tentar emagrecer sozinho (a) com dietas da moda, que oferecem resultados rápidos. Não é possível se manter nessa estratégia por muito tempo;

  • Culpar o(a) nutricionista pela falta de compromisso que você mesmo deveria estabelecer, pela sua saúde.


Então, vale a pena repensar a sua relação com a alimentação e adotar uma nova rotina para emagrecer de forma saudável. Você consegue!

Kommentare


bottom of page