top of page

Cinco dicas de especialista para ajudar na hora da amamentação


Imagine poder proporcionar ao seu filho o melhor começo de vida possível, fortalecendo o sistema imunológico, fornecendo todos os nutrientes essenciais e criando um vínculo único que perdurará para sempre. A amamentação é a forma mais pura de nutrição, adaptada especificamente às necessidades dos bebês em constante crescimento. Mas, ainda que seja natural, nem sempre é fácil. Desde as primeiras tentativas até a consolidação de uma rotina, você pode se deparar com desafios que podem ser superados com o conhecimento adequado e o apoio certo.


Pensando nesse contexto, a coordenadora de Enfermagem da Hapvida NotreDame Intermédica, Gabriela Vasconcelos, selecionou cinco dicas sobre amamentação.

  1. Conte com uma rede de apoio. “Cerque-se de pessoas que vão lhe ajudar e incentivar durante todo o processo do aleitamento materno. Elas são fundamentais principalmente nos primeiros quinze dias de vida do bebê até o primeiro mês, para que você se sinta encorajada”, explica.

  2. Na hora de amamentar, busque o conforto. “Escolha um lugar da casa que seja tranquilo e aconchegante para que você possa viver esse momento da mamada com o seu bebê. Uma boa ideia é apostar nas almofadas de amamentação no enxoval, mas pode ser um travesseiro também para ajudar a distribuir o peso do bebê, principalmente no início do processo da amamentação”, destaca a especialista.

  3. Massagens podem facilitar a descida do leite. E como facilitar a pega do bebê quando a mama estiver muito cheia? Após o colostro, primeiro líquido que sai da mama, rico em anticorpos para os pequenos, é natural que um excesso de leite se forme, inchando as mamas e dificultando a pega. “A dica então é uma massagem: com os dedos indicador e o médio, massageie toda a mama ao redor da aréola, dando um apoio com uma das mãos. Em seguida, faça uma leve pressão em toda a região mamária ainda massageando, para facilitar a descida do leite”, afirma Gabriela.

  4. Posicione corretamente o bebê. Assim que estiver confortável, a mãe deve apoiar a cabeça da criança na altura do mamilo até o momento da pega e, em seguida, retirar as mãos da cabeça e segurá-lo por todo o corpo.

  5. Observe os sinais que a criança dá. “Assim que se inicia o processo da mamada, alguns sinais de pega correta são: queixo encostando na mama, nariz livre, bochecha redondinha e cheia, ou seja, ele está sugando adequadamente. Observe se ele suga, engole e respira sem dor e estalos. Dessa forma, sua amamentação está segura”, finaliza a profissional.

Comentários


bottom of page