top of page

BRK COMEMOROU DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE EM PAÇO DO LUMIAR E SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

Ações de conscientização nos municípios marcam a Semana do Meio Ambiente

No último dia 05 de junho foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e o tema central deste ano foi a poluição plástica, um assunto urgente e de extrema importância para a sustentabilidade do planeta.


Comemorada há mais de 50 anos em todo o mundo, a data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e incentivar ações efetivas para a redução dos impactos causados ao meio ambiente.


A BRK Maranhão – concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Paço do Lumiar e São José de Ribamar - promoveu na última semana, em parceria com os municípios, várias ações voltadas para a sensibilização do tema junto à comunidade local. Em São José de Ribamar, foi realizada uma roda de conversa que reuniu representantes da BRK, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Organizações Não Governamentais (ONGs) locais. O debate aconteceu em um shopping da região, e abordou vários pontos ligados à problemática da produção excessiva de resíduos plásticos e o descarte inadequado desses materiais, fatores que contribuem para o aumento da poluição do meio ambiente e de problemas para o saneamento, como a sujeira de rios e obstruções na rede de esgoto.


Em Paço do Lumiar, a BRK realizou a doação de 130 mudas de ipês à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que foram destinadas a comunidades locais, como incentivo à preservação das áreas verdes e o plantio de novas árvores.


“Essa ação parceira integra um conjunto de atividades desenvolvidas em várias comunidades do município, como forma de minimizar os impactos ambientais causados, dentre tantos fatores, pelo descarte irregular dos resíduos”, ressaltou Alberlúcia Mendes, Secretária Municipal de Meio Ambiente de Paço do Lumiar.


A equipe da BRK também esteve presente na escola C. E. Poeta Cunha Santos, localizada no Parque Vitória, em São José de Ribamar, onde participou de uma palestra e bate-papo com os alunos da instituição. Na programação, foi apresentada aos jovens a importância do saneamento para a saúde da população e como a poluição pode interferir no serviço, na qualidade de vida e no meio ambiente.


O saneamento possui um papel fundamental na preservação do meio ambiente, com o tratamento de resíduos e efluentes produzidos pelas atividades humanas, na gestão integrada dos recursos hídricos e na implementação de medidas de preservação ambiental em suas operações, com a utilização de novas tecnologias e práticas sustentáveis, além de programas e ações de educação ambiental.


Jefferson de Paula, Gerente de Operação e Manutenção da BRK Maranhão, destaca a relevância do Dia do Meio Ambiente para reforçar a importância de práticas que garantam um futuro mais sustentável e equilibrado. “Trabalhamos diariamente executando ações que refletem na preservação do meio ambiente e no uso responsável dos recursos naturais, que vão desde o reparo de um vazamento de água até o tratamento de efluentes de esgoto. No entanto, cada um de nós tem essa responsabilidade. Uma ação simples que todos podem fazer é o descarte adequado dos resíduos domésticos. Não lançar o óleo de cozinha no ralo da pia, por exemplo, pode evitar a contaminação de lagos, rios, mares e a obstrução das redes coletoras de esgoto”, afirma Jefferson.

Comments


bottom of page