top of page

A AMEAÇA INVISÍVEL: DENGUE AVANÇA NO PAÍS E A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE

SAIBA QUAIS EXAMES DE SANGUE SÃO NECESSÁRIOS PARA O DIAGNÓSTICO EFICAZ DA DENGUE


FOTO – DIVULGAÇÃO: Todas as unidades do Laboratório Lacmar estão realizado testes de sangue para o diagnóstico específico da dengue, com a opção também da realização de coleta domiciliar.
FOTO – DIVULGAÇÃO: Todas as unidades do Laboratório Lacmar estão realizado testes de sangue para o diagnóstico específico da dengue, com a opção também da realização de coleta domiciliar.

Em todo o país a dengue tem avançado e se destaca como uma preocupação crescente para a saúde pública. Transmitida pelo Aedes aegypti, um mosquito que encontrou nos centros urbanos um ambiente propício para sua proliferação, a doença tem apresentado casos cada vez mais frequentes e severos, podendo levar a morte nos casos mais graves. Diante deste cenário, especialistas enfatizam a importância do diagnóstico precoce, principalmente para os quadros graves da doença.


Embora a maioria dos infectados pela dengue apresente sintomas leves ou mesmo nenhum sintoma, uma parcela dos pacientes pode desenvolver formas mais graves da doença, como a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue. Essas condições são caracterizadas por febre alta, dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramento das mucosas, entre outros sintomas. Sem o tratamento adequado, essas formas graves podem evoluir para complicações sérias, incluindo falência de órgãos e morte.


A Importância do Diagnóstico Precoce e dos Exames de Sangue Específicos


O diagnóstico precoce da dengue portanto, é essencial para um tratamento eficaz e para a prevenção das formas graves da doença. Os exames de sangue desempenham um papel crucial neste processo, permitindo não apenas a confirmação da infecção pelo vírus da dengue, mas também o monitoramento da contagem de plaquetas e dos sinais de alarme para as complicações mais sérias.


Segundo os especialistas do Laboratório Lacmar, os principais exames utilizados para diagnosticar a dengue são o Antígeno NS1, PCR para Dengue e Sorologia para Dengue

IgM e IgG. Além disso, exames de contagem de plaquetas e hemograma completo são fundamentais para avaliar a evolução da doença e o risco de complicações.


Todos esses exames podem ser feitos por meio da simples coleta de sangue a qualquer hora, e o melhor, não exigem nenhum preparo prévio especial. E podem ser realizados em qualquer unidade do Laboratório Lacmar ou ainda, com coleta em domicílio. Mais informações pela Central de Atendimento do Lacmar nos telefones (98) 3236 3865 ou (98) 991036646 ou pelo Aplicativo OnLife.


É importante buscar orientação médica assim que surgir algum sintoma, para que sejam realizados os exames de sangue adequados e iniciado o tratamento de forma correta e o quanto antes, para evitar complicações.


Prevenção e Controle: Ações Indispensáveis


Vale lembrar que a luta contra a dengue não se restringe apenas ao diagnóstico e tratamento.


À medida que a temporada de chuvas prossegue no Maranhão, é natural um aumento no número de casos. Daí a importância da conscientização da população sobre a importância do diagnóstico precoce e das medidas de prevenção e controle do vetor; tais como como a eliminação de águas paradas onde o mosquito se reproduz, uso de repelentes, instalação de telas em janelas e portas, e a promoção de campanhas de conscientização são essenciais para reduzir a incidência da doença.


A colaboração da população é fundamental neste esforço coletivo. A adoção de práticas simples no dia a dia pode significar a diferença entre a vida e a morte, especialmente para os mais vulneráveis. E muito importante também, a vacinação que já está disponível em São Luís nos postos públicos de saúde, para crianças e jovens entre 10 a 11 anos de idade

Comments


bottom of page