
A diretora geral do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) e vice-presidente regional da Associação Nacional dos Detrans (AND), Larissa Abdalla Britto, participou, nesta quinta-feira (15) e sexta-feira (16), do 60º Encontro Nacional de Detrans (END), realizado no Hotel Tambaú, em João Pessoa (PB).
O Encontro conta com a participação de dirigentes de Detrans de todo o Brasil, e busca ampliar as discussões sobre a implementação de políticas de trânsito que promovam um trânsito mais seguro e estimule a segurança jurídica aos usuários dos serviços públicos relacionados ao trânsito.
O evento foi aberto pelo presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Maurício Alves, pelo presidente da Associação Nacional de Trânsito (AND), Antônio Carlos Gouveia, e pelo superintendente do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Agamenon Vieira.
O diretor do Denatran, Maurício Alves, destacou a alegria e satisfação pelo fato do encontro ser realizado em João Pessoa, afirmando que o Departamento Nacional de Trânsito, em conjunto com os órgãos e entidades, atuará de forma séria, responsável e eficiente, objetivando o estabelecimento de um trânsito mais seguro, destacando a educação e a Operação Lei Seca que têm como predominância salvar vidas.
Durante o evento, o presidente da AND e diretor do Detran-AL, Antônio Carlos, saudou os presentes e destacou a importância do encontro de repercussão nacional, que tem como finalidade a manutenção de políticas sérias e eficientes, objetivando a melhoria do trânsito nas mais diversas vertentes, com melhor atendimento aos usuários, formação de condutores, expedição de documentos, segurança e educação para o trânsito. “Tenho certeza que essa é a vontade e decisão responsável e corajosa dos participantes desta reunião”, afirmou.
De acordo com a diretora geral do Detran-MA e vice-presidente regional da AND, Larissa Abdalla, durante o evento foram levantados debates sobre as normas estabelecidas pelo Contran, além do compartilhamento de experiências, visando a padronização de procedimentos.
“A legislação de trânsito tem passado por mudanças importantes, como a implantação da CNH Digital e a nova padronização das placas, dentre outros normativos do Contran. Encontros como este fortalecem a união em torno de ações conjuntas. É um momento de troca de informações e experiências. Precisamos cada dia trabalhar na implementação de ações tendo em vista sempre um serviço eficiente ao cidadão e um trânsito mais seguro em nosso estado”, destacou Larissa Abdalla Brito.
Fórum Permanente da Lei Seca
O Detran-MA também participou do Fórum Permanente das Operações Lei Seca, realizado na quarta-feira (14), no Hotel Laguna, em João Pessoa (PB). Na reunião, foi criada a primeira comissão para gerenciar o Fórum, com representantes de sete estados, responsável por aperfeiçoar a ação de combate à alcoolemia no país e a consequente diminuição de mortes no trânsito.
Diretores e coordenadores da Lei Seca dos Detrans abriram as discussões voltadas para a questão da diminuição do número de vítimas de acidentes nas vias e rodovias públicas do Brasil. O Maranhão foi representado no Fórum pela diretora geral do Detran-MA e vice-presidente da AND, Larissa Abdalla Britto, pela coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rosetânia de Farias, e pelo comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária Militar (BPRV), tenente-coronel Augusto Magalhães.
Durante o evento, Larissa Abdalla ressaltou a necessidade de se colocar posições firmes para aperfeiçoar o trabalho que vem sendo desempenhado por todos os Estados. “Teremos resultados palpáveis que levarão ao fortalecimento da Lei Seca em todo o País e, consequentemente, na redução de acidentes e mortes no trânsito”, afirmou Larissa Abdalla, destacando o apoio do Denatran nesse processo.
Comments